Presença feminina no mercado financeiro

Como aumentar a presença feminina no setor profissional?
Por Banco24Horas
05/06/2023
format_align_left 5 minutos de leitura

É de conhecimento comum que, historicamente, as mulheres enfrentam uma série de desafios em relação à igualdade de gênero no mercado financeiro. Ainda há um desequilíbrio significativo no setor que pode ser notado na falta de representação feminina em cargos de liderança e por meio da disparidade salarial entre gêneros.

Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), no ano de 2022, do total de gestores de carteira certificados, apenas 7% eram mulheres. Já na Comissão de Valores Monetários (CVM), dos 966 nomes de pessoas físicas cadastradas como consultoras de investimentos, apenas 212 (21%) são mulheres.

Pesquisa do TradeMap, indica, ainda, que a presença feminina em cargos executivos, diretorias e conselhos de administração cresceu 78% entre os anos de 2017 e 2022. Mas apesar desse avanço, as mulheres ocupam apenas 14,5% das posições de comando das instituições de capital aberto no Brasil. O levantamento analisou a ocupação das mulheres em 50 empresas listadas na B3. O quadro geral, como se vê, ainda é distante do ideal.

No entanto, nos últimos tempos, é notório o esforço para aumentar a presença das mulheres no mundo dos investimentos. Muitas organizações estão adotando políticas de igualdade para incentivar a participação delas no setor.

O crescimento de mulheres no mercado

Junto à crescente conscientização sobre a importância da diversidade de gênero no ambiente de trabalho, o acesso à educação financeira também está se tornando cada vez mais inclusivo para as mulheres no Brasil. Além disso, a tecnologia também tem ajudado a democratizar a ascensão ao mercado financeiro, tornando-o mais aberto para pessoas de todos os gêneros.

Em relação a cargos de liderança no mercado financeiro ainda há uma defasagem. Isso ocorre, principalmente, devido ao preconceito de não considerar a mulher uma figura de autoridade no segmento, mesmo que ela domine determinado assunto. A falta de representatividade faz o senso comum transmitir essa autoridade ao homem.

Segundo especialistas, iniciativas específicas podem ser adotadas para garantir maior abrangência e espaço para a mulher no mercado financeiro. São elas:

Desenvolver uma cultura organizacional mais inclusiva, valorizando a diversidade e oferecendo igualdade de oportunidades para todos. Isso significa adotar políticas como licença parental remunerada e horários flexíveis.

Maior diversidade nas equipes. As empresas devem garantir que suas equipes sejam diversificadas em termos de gênero, etnia e outros fatores. Isso pode ajudar a trazer perspectivas diferentes para a tomada de decisões e promover um ambiente de trabalho mais inovador e criativo.

Igualdade salarial. As empresas devem garantir que homens e mulheres recebam salários iguais para funções e responsabilidades semelhantes.

Mentorias. As instituições devem oferecer oportunidade de mentoria para colaboradoras e incentivar as mulheres a buscarem mentores que possam ajudá-las a desenvolver habilidades.

Representatividade feminina. Relatos, entrevistas, reportagens de mulheres ocupando espaços importantes, e fazendo diferença nas empresas, devem ser divulgados de maneira enfática. Uma mulher ocupando um cargo importante e compartilhando histórias inspiradoras, em um segmento majoritariamente masculino, incentiva outras mulheres a seguirem suas aspirações.

Como uma mulher pode ingressar no mercado financeiro?

Atualmente, mais mulheres estão em busca da carreira em finanças. A tecnologia está abrindo novas oportunidades. As fintechs, por exemplo, estão liderando o caminho em termos de diversidade de gênero – inclusive no que diz respeito a cargos de liderança e capacitação de mulheres líderes. 

A visibilidade de mulheres presentes no mercado tem criado a cultura de que todas podem prosperar e ter sucesso. Esse fato também gera engajamento social para a questão e aciona um alerta nas empresas de que suas atividades precisam caminhar com a evolução do pensamento comunitário.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Dia da Favela: Uma Jornada de Empoderamento e Cultura com o Banco24Horas

No dia 4 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Favela, uma data que enaltece a importância das favelas como núcleos de resistência, cultura e empreendedorismo.

Potência das Favelas

Banco24Horas oferece vagas para curso de programação gratuito para jovens das 10 maiores favelas de São Paulo.

O guia sem tabu da violência doméstica: tudo que você precisa saber!

Confira nosso post completo sobre violência doméstica contra a mulher no Brasil: conheça a realidade e as principais formas de quebrar o ciclo.

Tudo o que você precisa saber sobre consumo consciente está aqui!

É hora de tirar todas as suas dúvidas sobre o que significa consumo consciente e como ele pode fazer parte do seu cotidiano!

Gentileza na fila: 5 ações para colocarmos em prática hoje mesmo

Você já parou pra pensar em como praticar gentileza e boas ações durante o tempo que fica numa fila? É sobre isso que falamos neste post!

O que é inclusão social? Mostramos aqui os impactos e desafios

Vamos falar sobre inclusão social e como colocá-la em prática no dia a dia? Acesse o nosso post completo e pense com a gente!

Qual é a situação da inclusão digital no Brasil?

Inclusão digital no Brasil: como está a situação e quais são os desafios? Vem com a gente conversar sobre isso no post de hoje!

Economia compartilhada: a gente te conta como funciona na prática!

Saiba tudo sobre a economia compartilhada e entenda como ela contribui com o meio ambiente e a melhoria de produtos e serviços!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)