Saiba como sacar sua restituição do imposto de renda
A restituição do Imposto de Renda (IR) é um processo pelo qual o governo federal retorna aos contribuintes o valor pago a mais no imposto ao longo do ano. Isso ocorre quando as deduções legais de gastos com educação, saúde, dependentes, entre outros, são maiores do que o imposto devido.
Nesses casos, se o contribuinte pagou imposto além do necessário, ele tem direito a receber a diferença de volta. O prazo de entrega da declaração do IR vai até o dia 31 de maio de 2024. O primeiro lote de pagamentos das restituições também começa no dia 31 de maio. Por isso, fique ligado!
Lembre-se de verificar a situação da declaração
Verificar a situação da declaração de Imposto de Renda é crucial por vários motivos. Primeiro, isso permite confirmar se a Receita Federal já processou sua declaração e se há pendências ou inconsistências que precisam ser resolvidas.
Caso exista algum problema, o contribuinte pode identificá-lo e enviar uma declaração retificadora, evitando problemas futuros com a Receita Federal. Além disso, ao verificar a situação, o contribuinte pode acompanhar quando será liberado o pagamento da restituição, caso tenha direito.
Entendendo o processo de restituição
O processo de restituição segue um calendário anual, onde os pagamentos são realizados em lotes, geralmente de junho a dezembro. A ordem de pagamento considera vários fatores, incluindo a data de entrega da declaração, mas também são priorizados os pagamentos a pessoas idosas, portadores de doenças graves e pessoas com deficiências.
O contribuinte pode verificar em qual lote sua restituição será liberada através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo para smartphones. A restituição é depositada diretamente na conta bancária informada na declaração.
Por isso, é muito importante garantir que os dados estejam corretos na hora de realizar a declaração. Mas se houver algum problema nesse processo, você não perderá esse dinheiro. Em casos de erro na conta cadastrada, o valor fica disponível para resgate em qualquer agência do Banco do Brasil, por até um ano.
Depois desse período, se você não tiver retirado a restituição por algum motivo, será necessário fazer uma solicitação via Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. Dentro do portal, é só procurar a opção para requerer o pagamento da restituição não resgatada e seguir os procedimentos indicados.
Mas ninguém quer esperar mais de um ano para ter dinheiro no bolso, certo? Por isso, fique atento aos prazos e às informações inseridas no sistema.
Saiba como sacar a sua restituição do IR no Banco24Horas
Para sacar a sua restituição do Imposto de Renda no Banco24Horas, é muito fácil! Mas, primeiro, você precisa garantir que todo o processo foi realizado corretamente, conferindo no site ou aplicativo da Receita Federal e verificando se a sua restituição já está disponível, conforme os lotes de pagamento divulgados pelo governo. São eles:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
Com a restituição disponível para saque no seu banco, é só ir até o caixa eletrônico do Banco24Horas mais próximo de você e retirar o dinheiro. Você pode encontrar estabelecimentos que oferecem essa comodidade no aplicativo do Banco24Horas, disponível para Android e iPhone.
Lembre-se sempre de garantir a sua segurança na hora de sacar valores, certifique-se de fazer isso em um ambiente controlado e em horários com baixa circulação de pessoas. Para facilitar a sua vida, o Banco24Horas oferece 4 saques grátis por mês*, assim, você não precisa sacar todo o valor de uma única vez!
Quer saber mais sobre os benefícios de usar o Banco24Horas no seu dia a dia? Confira outros artigos no nosso blog e fique por dentro!
*Resolução 3919 do Banco Central