Notas da primeira família do Real saem de circulação no Brasil

Transição completa para a segunda família de cédulas mais seguras e modernas
Por Banco24Horas
30/07/2024
format_align_left 2 minutos de leitura

Atualmente existem dois modelos de notas circulando no Brasil, conhecidas como primeira e segunda família do Real, mas isso vai acabar em breve. As notas mais antigas estão saindo definitivamente de circulação após uma normativa divulgada pelo Banco Central do Brasil (BC). 

Conforme o BC, as notas da primeira família foram lançadas em 1994 e representam hoje 3% do dinheiro em circulação no país. Essas notas que passam de mão em mão há quase 30 anos passaram a ser retiradas de circulação aos poucos, desde 2010, quando foi lançada a segunda família do Real.

Agora, as últimas notas da primeira família do Real devem sair definitivamente de circulação por conta do seu desgaste físico, que gera problemas em caixas eletrônicos e outras tecnologias. 

As notas continuam valendo em todo o comércio e devem sair de circulação através dos bancos e instituições financeiras, que ao recebê-las devem substituí-las por cédulas do modelo mais recente. 

Por que foi criada a segunda família do Real?

Em 2010, o Brasil iniciou a mudança do modelo de notas de dinheiro com a introdução da segunda família de cédulas do Real. Essa mudança foi implementada pelo Banco Central do Brasil por diversas motivações, entenda: 

  1. Segurança: as novas cédulas incorporaram avançados elementos de segurança para dificultar a falsificação. Entre esses elementos estão a marca-d'água, o número escondido, o fio de segurança e o alto-relevo, além de hologramas e outros recursos que podem ser verificados pela população e pelas máquinas de validação. 

  2. Durabilidade: as novas cédulas foram feitas com materiais mais resistentes, aumentando a durabilidade e reduzindo a necessidade de reposição frequente. Cédulas de maior valor, como as de 50 e 100 reais, foram especialmente reforçadas. 

  3. Acessibilidade: o novo design das cédulas incluiu elementos táteis que ajudam pessoas com deficiência visual a identificar o valor das notas mais facilmente. Cada nota tem tamanhos diferentes, facilitando a identificação pelo toque. 

  4. Modernização: as novas cédulas apresentam um design mais moderno e atualizado, com novos padrões gráficos e elementos visuais. As imagens dos animais da fauna brasileira foram mantidas, mas com novas representações artísticas. 

  5. Harmonização: a mudança buscou harmonizar as cédulas com os padrões internacionais de moeda, facilitando o reconhecimento e a aceitação das cédulas brasileiras no exterior. 

Essas mudanças visaram tornar o sistema monetário brasileiro mais seguro, eficiente e inclusivo, acompanhando as evoluções tecnológicas e as necessidades da população. O recolhimento das últimas cédulas da primeira família do Real finaliza esse momento de transição. 

Como funciona o processo de notas saírem de circulação?

Esse processo inicia quando o Banco Central anuncia oficialmente a retirada das notas de circulação. Esse anúncio inclui a data a partir da qual as notas deixarão de ser produzidas e, eventualmente, quando deixarão de ser aceitas como meio de pagamento. No caso das notas da primeira família do Real, elas deixaram de ser produzidas em 2010. 

Antes disso, houve também a retirada de circulação das notas de 1 Real, em 2005. Nesse caso, para substituição por moedas, visando uma economia na produção e uma maior durabilidade por conta do material. 

As notas antigas são gradualmente recolhidas pelo Banco Central através de bancos comerciais e outras instituições financeiras. Quando as pessoas depositam dinheiro em suas contas bancárias ou realizam pagamentos em instituições financeiras, essas notas antigas são separadas e enviadas ao Banco Central. 

As notas recolhidas são examinadas para determinar se ainda estão em boas condições. As notas em más condições são destruídas. Existem métodos específicos para destruir as cédulas antigas de forma segura, como a trituração. 

Simultaneamente, novas notas são introduzidas e distribuídas para substituir as antigas. Essas novas cédulas são enviadas para bancos comerciais, caixas eletrônicos e outras instituições financeiras. 

O Banco24Horas desempenha um papel crucial nesse processo de transição. Como uma das principais redes de caixas eletrônicos do Brasil, presente em mais de 1.400 cidades, o Banco24Horas facilita o acesso à nova família de cédulas e garante que os consumidores possam realizar suas transações de maneira segura e eficiente. 

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)