5 dicas para investir com pouco dinheiro
Quando se fala em organização financeira, também é fundamental pensar em estratégias diárias, semanais ou mensais, não é mesmo? Uma delas é conseguir investir com pouco dinheiro.
Isso mesmo: não é preciso ter fortunas pra conseguir resultados positivos. Mas você sabe como fazer isso pra se aproximar de todos os seus objetivos? Continue a leitura deste artigo e aprenda o que fazer!
Por que investir o seu dinheiro?
Muitas pessoas se perguntam sobre os motivos pra investir, não é mesmo? A verdade é que eles não faltam, o que acha de conferir alguns?
Aumentar o seu patrimônio
Pra começar, é a melhor estratégia pra aumentar o seu patrimônio. Afinal, você vai ter um maior controle sobre o que investir e pode encontrar as melhores oportunidades pra que aquele dinheiro aplicado cresça cada vez mais, sempre de acordo com as suas metas.
Atingir seus objetivos
Por falar em metas, é investindo o seu dinheiro que você mais se aproxima de alcançar os seus objetivos. Independentemente de qual seja, é o que vai oferecer mais chances de atingi-los. E o lado positivo é que isso é possível não só para o curto prazo, mas para o médio e longo, também.
Acessar a independência financeira
Um desses objetivos pode estar relacionado com a independência financeira. Já imaginou não precisar da ajuda de ninguém pra pagar todas as suas contas e ainda realizar as suas atividades de lazer e conforto? Um dos caminhos pra alcançar isso é investindo o seu dinheiro mensalmente.
Quais são as 5 melhores formas de investir com pouco dinheiro?
Agora que você já sabe como essa é uma prática importante, que tal entender, na prática, como investir com pouco dinheiro? Confira as nossas dicas!
1. Saiba qual é o seu perfil de investidor
Antes de tudo, é preciso entender qual é o seu perfil de investidor, ou seja, qual é o seu estilo ao colocar o seu dinheiro em alguma aplicação. Existe quem tem um perfil mais arriscado, que busca resultados a curto prazo ou maiores, mesmo que isso signifique mais riscos. Por outro lado, você pode ser conservador, com o foco em ganhos menores e na proteção do seu patrimônio.
Ainda é possível ter um perfil mesclado, em que a maior parte do dinheiro está investido em opções mais conservadoras, com rendimentos menores, mas que oferecem maior segurança. O restante do dinheiro vai pra investimentos mais arriscados, permitindo alguns ganhos para o aumento do patrimônio. Mas é a partir dessa resposta que você consegue definir uma estratégia de investimentos.
2. Tenha uma reserva de emergência
Independentemente do seu perfil de investidor, é fundamental que você tenha uma proteção, muito conhecida como reserva de emergência. O objetivo é ter o suficiente pra pagar todas as suas contas, no mínimo, por seis meses. A ideia é se proteger de qualquer problema que aconteça, como o desemprego ou até um cenário que fuja do seu controle, como vivemos recentemente com a pandemia.
Essa proteção oferece mais segurança pra você e a sua família, que não precisam sempre viver no risco de um aperto nas contas. Imagine que você perdeu o seu emprego. Com a reserva de emergência, você não vai precisar modificar completamente o seu estilo de vida. Mais importante: você ganha tempo pra procurar por outras oportunidades de trabalho sem desespero e sem prejudicar seus investimentos.
3. Reconheça os seus reais objetivos
Pra investir com precisão, também é muito importante definir objetivos para o curto, médio e longo prazos. Um exemplo é a compra de um imóvel, em que você vai focar a construção de um patrimônio suficiente pra essa aquisição, por exemplo. Pode ser, também, uma viagem ou guardar o suficiente pra pagar um curso que vai ajudar no seu crescimento profissional.
Quando você define essas metas, fica muito mais fácil identificar as melhores estratégias pra conseguir alcançar os resultados esperados. Se a ideia é usar o dinheiro no curto prazo, os seus investimentos vão ser focados nisso, além de uma busca maior por uma renda extra, por exemplo. Tudo pode mudar se o seu objetivo for um ou outro.
4. Estude sobre o assunto
Especialmente, quando se fala em investir com pouco dinheiro, a busca por conhecimento é ainda mais importante. Afinal, quanto mais estudar o tema, mais chances de encontrar oportunidades interessantes para os seus objetivos, não é mesmo? Entenda quais são os principais termos, conceitos e ideias pra começar a investir com uma base, sem suposições e achismos.
Isso evita, também, que você entre em roubadas e acabe prejudicando o seu planejamento financeiro. De acordo com o seu objetivo, colocar uma parte do valor guardado em fundos imobiliários pode ser interessante, enquanto outra parte fica mais protegida em um CDB, por exemplo. Enfim, existem muitas formas de fazer a composição da sua carteira e o conhecimento é a melhor forma de encontrar o equilíbrio para as suas metas.
5. Conte com uma corretora de investimentos
Outro ponto importante ao começar a investir é contar com uma corretora de investimentos. Com ajuda dela, você vai encontrar os principais produtos e ativos pra investir o seu dinheiro. A boa notícia é que existem cada vez mais opções no mercado, com condições mais atrativas e um portfólio variado pra quem quer encontrar os investimentos ideais.
Zero corretagem, ativos em promoção, enfim, são várias as estratégias pra atrair mais clientes, o que acaba sendo um ponto positivo pra você. Mas não limite a sua busca por pesquisas na internet. Uma dica muito relevante é conversar com outras pessoas que utilizam as corretoras pra entender o que elas têm de benefícios e pontos negativos, pra fazer a melhor escolha.
Investir com pouco dinheiro pode parecer desafiador, mas a verdade é que existem muitos caminhos e estratégias pra conseguir fazer isso. Certamente, você terá os retornos esperados no curto, médio e longo prazos!
Agora que você já sabe como investir com pouco dinheiro, o que acha de mostrar como essa prática é importante e possível? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude mais pessoas na organização das finanças!