Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil
Após dois anos sem vestir xadrez e comer canjica, é oficial! O São João voltou a ser comemorado no Brasil! Quem acompanha os festejos nem sonha que a comemoração não nasceu por aqui. Na verdade, os portugueses trouxeram a ideia na época da colonização e, com o tempo, cada região do país foi adaptando de acordo com seus costumes e particularidades.
É com base na peculiaridade de cada local que dá para aproveitar as melhores ideias para festa junina! Por isso, criamos este artigo, destacando o que vale a pena incluir na sua celebração de São João. Vamos conferir?
Festas juninas no Brasil
Antes de chegar por aqui, as festas juninas eram comemoradas na Europa como festividades pagãs. No entanto, com a popularização do Cristianismo, o novo foco virou homenagear santos como São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso que ao desembarcar no país, ao invés de festa junina (sendo o último termo associado ao mês em que é celebrado), o nome era festa joanina.
Apesar de ainda carregar alguns elementos religiosos em sua comemoração, especialmente na região Nordeste e nas cidades interioranas, as festividades têm maior conotação popular. Falando em Nordeste, que tal começar falando sobre como acontecem as festas por lá?
Festa junina no Nordeste
O Nordeste abriga as maiores festas juninas do Brasil. A de Campina Grande (PB) é conhecida como a maior do mundo, reúne milhões de pessoas, entre moradores e turistas que viajam apenas para participar da festividade, e dezenas de atrações artísticas. Mas não é só na Paraíba que a magia acontece. Nos outros estados, há tradições igualmente marcantes. Conheça uma a uma.
Comidas típicas
A parte culinária é uma das que mais atrai gente para a festa! O São João tem um cardápio específico e faz tanto sucesso que já tem buffet só de comidas típicas do período, para fazer sua própria festa junina, sem trabalho na cozinha. No Nordeste, os pratos mais comuns são: mungunzá, vatapá, pamonha e iguarias com milho.
Decoração
Festa junina é sinônimo de cor, e cores alegres, como laranja e amarelo. Balões e bandeirinhas são muito utilizados para enfeitar as praças e são opções com ótimo preço para fazer uma decoração em casa também. Além disso, não pode faltar artigos com xadrez e palha.
Trilha sonora
Um ponto que merece destaque é a trilha sonora. O Nordeste é a região do forró, como a Centro-oeste é do sertanejo. Os dois ritmos são predominantes durante as festas, principalmente o primeiro, em sua versão pé-de-serra, com muitas músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho.
Festa junina no Norte
A figura central da região Norte são os bois, Caprichoso e Garantido. A principal festividade é o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Tradicional desde 1965, ela se tornou Patrimônio Cultural do Brasil. Anualmente reúne milhares de pessoas, no último final de semana de junho.
Comidas típicas
Nas quadrilhas da região Norte, não pode faltar cuscuz e tacacá. Bolo de macaxeira também é uma iguaria comum, presente nos espaços voltados para a comemoração junina.
Decoração
Pode-se dizer que a decoração de São João é padronizada no país inteiro, com algumas alterações em cada região. No norte, por exemplo, incluem-se elementos que lembram as tradições do boi-bumbá, bastante característico da época, e do folclore regional, repleto de lendas do imaginário popular.
Trilha sonora
O forró até aparece, mas não é a estrela do São João do Norte. Lá o carimbó e o calypso é quem comandam a festa.
Festa junina no Sudeste
Nos estados da região Sudeste, é comum que as festas juninas sejam chamadas por outro nome: quermesse. A organização fica por conta de escolas e igrejas e, eventualmente, há sorteios, bingos e rifas na programação dos festejos, além de brincadeiras, como o pau-de-sebo: é colocado um tronco alto, coberto de gordura animal para escalada. Tem um prêmio no topo e quem chegar primeiro, leva!
Comidas típicas
Há uma mistura de sabores nas festas do Sudeste. Embora os pratos tradicionais com milho façam parte da programação, também se vê guloseimas como hot dog, churrasquinho, pizza etc. Em resumo, tem para todos os gostos, até para quem não é muito fã da parte culinária e só deseja acompanhar as apresentações artísticas.
Decoração
A decoração não se difere das outras regiões do Brasil. Capricha-se nas bandeirolas coloridas para enfeitar as ruas, e do xadrez, seja no figurino das pessoas seja na ornamentação.
Trilha sonora
Arrasta-pé e forró pé-de-serra não faltam nas comemorações de São João. Um diferencial de alguns estados é que, nas festas, artistas de outros gêneros, como MPB e Pop, costumam dedicar seu repertório com covers de clássicos das festividades, homenageando grandes nomes, como Luiz Gonzaga.
Festa junina no Centro-oeste
O Brasil se destaca pela sua miscigenação e até as festas mais tradicionais são influenciadas por outras culturas, inclusive as vizinhas, como a do Paraguai. No Centro-oeste, algumas danças, como o cururu e a polca paraguaiana, são associadas aos festejos juninos.
Comidas típicas
No Mato Grosso, por exemplo, uma iguaria famosa do período é a sopa paraguaiana. Mas diferente do que seu nome indica, não é uma sopa, não! É uma torta de farinha de milho com queijo. Para acompanhar, arroz de carreteiro é uma boa pedida!
Trilha sonora
A região centro-oeste é o berço do sertanejo e no São João, ele ganha um destaque ainda maior. Desde o sertanejo raiz, que leva o título de moda/modão, até os mais recentes, como os de duplas de sertanejo universitário. Não falta animação e música boa nas festas de lá!
Festa junina no Sul
Graças a colonização alemã, os estados do Sul, em especial o Rio Grande do Sul, apresentam muitas particularidades nas comemorações juninas. Os apetrechos lembram as tradições da Alemanha, com trajes, comidas e ritmos típicos da região.
Comidas típicas
No Sul, se vê muito churrasco, pinhão e pratos com amendoim nessa época. O chimarrão, que já é costumeiro, se faz mais presente nos festejos, assim como o quentão e o vinho quente.
Decoração e figurino
As mulheres usam peças prendadas, principalmente vestidos, em tons alegres, como vermelho e verde. Os homens usam a bombacha e o lenço no pescoço.
Trilha sonora
Os ritmos comuns são o vaneirão, o xote gaúcho e o chamamé. Para dançar, escolhe-se a dança das fitas, mais uma herança da colonização europeia.
As ideias para festa junina podem lhe ajudar a planejar sua comemoração particular! Reúna a família e amigos, selecione as brincadeiras mais comuns da sua região e inclua as crianças na organização. É uma ótima oportunidade para falar sobre educação financeira infantil e mostrar como é possível festejar sem gastar muito, além de ser uma atividade do que fazer nas férias escolares.
Vai montar o cardápio junino? Veja como economizar nas compras do mercado!