Círio de Nazaré: conheça o evento que movimenta Belém do Pará
O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Desde 2013, a festividade é considerada um Patrimônio Imaterial da Humanidade, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A celebração, que acontece sempre no mês de outubro, chega a levar mais de 2 milhões de pessoas para as ruas em Belém do Pará, a fim de celebrar Nossa Senhora de Nazaré, a Nazinha, para os paraenses.
Com festejos emocionantes, o evento se repete todos os anos desde o início do século XVIII, quando, segundo a tradição, um homem chamado Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora, levou a imagem para sua casa, mas, no dia seguinte, ela havia desaparecido e foi encontrada novamente no mesmo local onde foi descoberta.
Esse fenômeno se repetiu várias vezes, até que Plácido decidiu construir uma pequena capela no local para abrigar a imagem que insistia em para lá voltar. O local onde a imagem foi encontrada foi às margens do igarapé Murutucu, atual Travessa 14 de Março, localizada atrás da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém.
Por isso, a principal festa do Círio de Nazaré acontece em Belém e passa por diversos pontos da cidade, como o rio Amazonas. Mas a festividade também acontece, em menor escala, em outras capitais, como Macapá (AP) e Rio Branco (AC), e cidades do interior.
Participar do Círio, no entanto, é uma tarefa que demanda planejamento e organização. Afinal, a população de Belém, por exemplo, dobra. São 2 milhões de turistas juntando-se aos 2 milhões de belenenses.
Para evitar surpresas desagradáveis, lembre-se de sacar dinheiro com antecedência e fique preparado para negociar nas compras. O dinheiro vivo pode ajudar a negociar e conseguir melhores preços, especialmente em itens como lembranças e alimentos.
Falando em lanchinhos, vamos conhecer o cardápio tradicional da festa? Essa é uma atração à parte do Círio de Nazaré.
O que comer no Círio de Nazaré?
Assim como em outras festividades brasileiras, os pratos são astros nessa festa. O Círio de Nazaré é uma excelente oportunidade para experimentar os sabores e aromas da culinária paraense. Afinal, a celebração serve um cardápio irresistivelmente amazônico. Entre as delícias que fazem parte da celebração, destacam-se:
Maniçoba
Conhecida como a “feijoada paraense”, a maniçoba é preparada com folhas de mandioca brava que são cozidas por vários dias para eliminar o ácido cianídrico. O prato é enriquecido com carnes de porco e defumadas, resultando em um sabor único e marcante.
Pato no Tucupi
Este prato tradicional é feito com pato cozido em tucupi, um caldo amarelo extraído da mandioca brava, e temperado com jambu, uma erva amazônica que causa uma leve sensação de dormência na boca. É uma verdadeira iguaria da região.
Arroz Paraense
Um prato típico que combina arroz com camarões, jambu e tucupi, oferecendo uma explosão de sabores amazônicos. Além desses pratos principais, a festa também é uma oportunidade para saborear frutas típicas da região, como o cupuaçu, o bacuri e o tradicional açaí, que no Norte do Brasil é comumente consumido junto com farinha de tapioca e peixe frito.
Curiosidades sobre a celebração
Além de sua profunda devoção e fé, o Círio é repleto de tradições e elementos únicos que tornam essa festa ainda mais especial. Veja algumas curiosidades interessantes sobre o Círio de Nazaré:
Origem do nome: A palavra “Círio” vem do latim “cereus”, que significa vela de cera. Isso se refere às velas usadas pelos fiéis durante a procissão;
A corda: Um dos elementos mais simbólicos do Círio é a corda, que mede cerca de 800 metros. Ela é usada pelos fiéis para puxar a berlinda (carro que transporta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré) durante a procissão. A tradição começou em 1885, quando uma enchente fez com que a berlinda ficasse atolada e os fiéis usaram uma corda para puxá-la;
Manto da santa: Todos os anos, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha um manto novo, que é sempre financiado por um voluntário anônimo. O design do manto é mantido em segredo até o dia da procissão;
Imagem original e peregrina: A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré nunca sai da Basílica. Para as procissões, é usada uma réplica conhecida como imagem peregrina;
Romarias: Além da procissão principal, o Círio inclui várias outras romarias, como a Romaria Fluvial, onde a imagem é transportada em barcos pelo rio, e a Moto-Romaria, que reúne milhares de motociclistas.
Banco24Horas no Círio de Nazaré
O Banco24Horas não podia ficar de fora dessa festa! O segundo episódio do Saca Esse Rolê foi gravado no Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e em breve estará disponível no Youtube.
O Saca Esse Rolê é uma série que passa por diversas festas brasileiras entre 2024 e 2025. Apresentado por Érika Januza, o primeiro episódio, gravado no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, já está disponível e você pode conferir aqui.
Venha com o Banco24Horas para os quatro cantos do Brasil e veja como nas maiores festas brasileiras, com dinheiro em mãos é mais fácil negociar!