Brasileiros quitaram suas dívidas em mutirão nacional de renegociação
Renda muito menor do que os gastos. Essa é a realidade de uma grande parte dos brasileiros neste início de ano. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, o número atual de endividados no país chega a 65 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse dado, ele é maior do que a população da França, por exemplo.
Diante dessa situação, era extremamente necessário criar um recurso de ajuda. Essas pessoas precisavam quitar as suas dívidas, negociando valores que coubessem em seus orçamentos.
A solução encontrada foi a realização de um mutirão nacional de renegociação que durou por todo o mês de março a partir de uma iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A campanha teve apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP).
Descontos
As negociações foram realizadas diretamente no portal Consumidor.gov.br, da Senacon, com os bancos ou instituições financeiras. O cliente informava a dívida que pretendia quitar e observava as condições e descontos ofertados. Ao concordar com a proposta, bastava assinar o acordo.
Contudo, se as opções de negociação ainda não estivessem ideais para a situação financeira do consumidor, era possível fazer contrapropostas. Milhares de pessoas chegaram a uma resolução que atendesse às suas necessidades e padrões para que as dívidas fossem pagas.
Puderam ser negociados débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras. Nesta lista não estão consideradas as dívidas que tinham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).
A Senacon esteve vigilante às negociações ofertadas durante todo o processo. O objetivo era repelir novas contratações que perpetuassem as dívidas dos clientes. As práticas classificadas como abusivas puderam ser denunciadas aos órgãos de defesa dos consumidores e reportadas à Senacon para atuação cooperada.
No penúltimo mutirão, realizado em novembro do ano passado, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.
Como se preparar para o próximo mutirão?
Acompanhe, a seguir, o passo a passo para analisar as suas informações financeiras no portal do Banco Central. Dessa forma, você pode se organizar e aproveitar ao máximo o próximo mutirão!
Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, você consegue consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix.
Você pode utilizar uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal “Meu Bolso em Dia” para descobrir o valor com que poderá contar em futuras negociações. Elas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio-X das suas finanças.
Na ocasião da negociação com a instituição credora, você deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, você pode fazer contrapropostas para chegar a um contrato que caiba no seu bolso.
Portal
Controlado pela Senacon, o Consumidor.gov.br, site dos mutirões, é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
Ele não constitui um procedimento administrativo e não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos órgãos de defesa do consumidor. A utilização do serviço pelos consumidores se dá sem prejuízo ao atendimento feito pelos canais tradicionais de atendimento do Estado providos pelos Procons Estaduais e Municipais, Defensorias Públicas, Ministério Público e Juizados Especiais Cíveis.