7 dicas de como utilizar seu 13º salário em 2022 da melhor maneira
Chega o fim de ano e a expectativa de receber aquele tão aguardado dinheirinho do 13º salário vai para as alturas não é mesmo? Mas calma! Antes de já ir gastando ele sem planejamento, o Banco24Horas separou alguns pontos para você considerar e utilizar ele com sabedoria. Por isso, continue nos acompanhando e saiba como aproveitar o máximo possível de seu décimo terceiro salário.
1. Pague suas dívidas
Provavelmente o item mais óbvio dessa lista, mas não o menos importante. Geralmente o 13º exerce essa função para muitos trabalhadores em nosso país, que não veem a hora de pôr as mãos no dinheiro para quitar as dívidas que possuem. Contudo, de nada adianta utilizar ele para esse fim se você não tiver planejamento.
Caso possua dívidas, priorize o pagamento daquelas que estão em atraso e tem juros maiores, como as faturas do cartão de crédito. Se possível, tente renegociar parte delas com seus credores, assim você pode acabar ganhando bons descontos ou até reparcelamentos nas prestações que faltam. Já para as dívidas menores, uma boa estratégia é a de antecipar os pagamentos de parcelas daquelas que tragam alguma vantagem para seu bolso, como a redução de juros. Tomando essas medidas, você consegue utilizar ainda mais o potencial de seu 13º, podendo pagar mais dívidas do que poderia imaginar.
2. Utilize o 13º para as comemorações de fim de ano (mas com moderação, hein?)
É tentador pegar esse dinheiro e ir fazer a festa (literalmente), não é mesmo? Afinal, o décimo terceiro é dado em pleno mês das festas de fim de ano como o Natal e Ano-Novo. Com isso, a propensão em gastar sem moderação com presentes, ceias e festas é muito maior, afinal todos querem curtir esse momento. Por isso, lembre-se de utilizar a inteligência na hora de comprar, negociando tudo que for pago à vista com desconto e evitando criar novos parcelamentos. Assim, você conseguirá lidar não somente com os gastos que teria em dezembro, mas também com despesas próprias do início do ano, como custos escolares e contas como IPTU e IPVA.
3. Monte seu planejamento financeiro para o próximo ano
Por mais bem vindo que o décimo terceiro seja, tenha em mente que uma hora ele acaba e se você não o utilizar com sabedoria, com certeza vai acabar se enfiando ainda mais em dívidas. Por isso, o melhor a se fazer é organizar suas finanças para começar o ano com o pé direito. Monte uma planilha para registrar todos os seus ganhos e despesas no mês e em seguida crie metas para economizar, como por exemplo “diminuir os gastos com cartão de crédito” ou “guardar 5% dos meus ganhos todo mês”.
Uma boa dica para calcular o quanto você deve poupar por mês é pegar todos seus gastos extras no ano e dividir o valor por 12. O valor dado com essa conta é o que você deverá aplicar todo mês para que no fim do ano você possa ter dinheiro para lidar com os gastos sem precisar mexer em seu décimo terceiro. Assim, você pode utilizar o dinheiro do benefício para outros fins e evitar e evitar dificuldades futuras.
4. Poupe e invista seu dinheiro
Todo dinheiro extra é bem vindo, não é mesmo? Por isso, outra boa ideia é usar seu décimo terceiro para começar a poupar ou investir. Há diversas opções de aplicações como CDB, CDI, Tesouro Direto, FIIs entre outras. Não existe uma opção de investimento perfeita, mas sim aquelas que mais se encaixam às suas necessidades, por isso, procure aquela que melhor se encaixa em seu perfil.
5. Faça uma reserva de emergência
Caso você não possua dívidas, uma boa sugestão é fazer uma reserva de emergência, guardando o dinheiro para momentos de necessidades e imprevistos futuros. O 13º é uma excelente alternativa para completar ou começar a formar essa reserva. Claro, você não precisa usar todo o valor para isso, se preferir, pode definir um percentual do valor a ser separado, utilizando o restante para outros fins.
6. Faça uma doação
Claro que as condições de nosso país não foram as melhores nos últimos tempos. Diversos estabelecimentos fecharam por conta da pandemia, milhares de pessoas perderam seus empregos, os preços subiram por conta da inflação e milhões de pessoas precisaram recorrer ao auxílio emergencial para conseguirem ter o mínimo de sustento. Porém, é justamente nessas horas que demonstrar nosso lado mais humano realmente faz diferença. Por isso, caso você esteja empregado e ganhe seu décimo terceiro este ano, já pensou em utilizá-lo para ajudar na recuperação do país?
O de fim de ano é uma das épocas mais propícias para se exercer a solidariedade, onde inúmeras ações de voluntariado ocorrem. Por isso, seja doando para uma instituição perto de onde mora, organizando um mutirão de fim de ano com seus amigos utilizando partes de seus décimos terceiros para ajudar as pessoas carentes de sua região ou comprando comidas e cobertores para moradores de rua as possibilidades de se fazer a diferença com o 13º são infinitas.
7. Use o décimo terceiro para se presentear
Por fim, mas não menos importante, é claro que você pode se mimar um pouquinho e utilizar o dinheiro do 13º para realizar aquele sonho tão esperado. Afinal, você trabalhou o ano inteiro, então nada mais justo do que usar esse dinheirinho para se presentear. Depois de separar as suas prioridades e de ter planejado seu orçamento para o ano que vem, você pode usar seu 13º sem culpa, seja fazendo uma viagem, comprando algo novo para a casa ou trocando de celular. Porém, assim como nas dicas anteriores, atente-se aos gastos que terá para evitar novas dívidas, ok?
E aí? Gostou das dicas sobre como utilizar seu décimo terceiro da melhor forma? Então não deixe de conferir outras matérias do nosso blog clicando aqui.