4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras

Você sabe mesmo quais são as vantagens de usar dinheiro em espécie? Confira:
Por Equipe do Banco24Horas
04/09/2020

Quando você vai sair de casa e sabe que provavelmente comprará algo na rua, pensa em levar o cartão ou uma quantia na carteira? Saiba que pode ser bem vantajoso usar dinheiro em espécie no dia a dia. E isso é confirmado pelas pesquisas: 96% dos brasileiros fazem pagamentos com dinheiro em espécie.

Um dos motivos principais é, sem dúvidas, o controle mais consciente das finanças. Afinal, o valor que você leva no bolso já limita naturalmente seus gastos. Sem contar que essa atitude ajuda bastante na educação financeira, algo muito importante pra conseguir poupar, conquistar objetivos e traçar metas, não é mesmo?

O que acha de conhecer mais algumas vantagens de usar dinheiro ao pagar as suas compras? Assim, você pode começar a fazer pequenas mudanças no seu dia a dia. Vem com a gente conferir bons motivos pra isso!

1. Praticidade

Já notou como é fácil fazer um saque no Banco24Horas? Pois é! Sempre tem um pelo caminho, seja indo pra faculdade, escola, trabalho ou até mesmo durante viagens. Esse hábito pode ser usado a seu favor nas compras do cotidiano. Vale lembrar ainda que é sempre bom ter uma quantia em espécie no bolso, pra qualquer eventualidade.

2. Descontos

Uma das melhores vantagens de usar dinheiro é o desconto que você pode conseguir na hora do pagamento. Algumas lojas fazem promoções ou cobram um valor mais barato se a compra for paga à vista e em notas e moedas. Outra dica é negociar: “esse item custa R$ 10, mas eu tenho R$ 8 em mãos, podemos fechar assim?”. Não custa nada tentar!

3. Facilidade de compra

A complementaridade entre meios físicos e digitais traz várias vantagens. Vamos mostrar um exemplo bem comum pra pensar sobre isso. Quem nunca tentou pagar uma compra e recebeu um aviso de "fora de sistema" ou "sem acesso à internet"?

E aí, o que fazer, deixar de comprar? Com dinheiro no bolso, o problema se resolve na hora! E dá até mesmo pra ajudar os pequenos comércios — é bom lembrar que vários locais ainda não têm a maquininha como forma de pagamento.

4. Controle de gastos

Você é daquelas pessoas que fica fazendo contas na cabeça quando vai às compras, ainda mais com o cartão de crédito? Se for, já sabe que está suscetível a erros e pode até consumir um tanto além do que esperava. Uma das vantagens de usar dinheiro é justamente saber exatamente quanto tem pra gastar e quais são, de fato, suas prioridades.

Agora, que tal fazer uma reflexão? Você já percebeu que o ato de sacar dinheiro está ficando cada vez mais prático e tecnológico? Uma forma interessante é o saque sem o uso do cartão e sem biometria: basta conferir com o seu banco como essa transação pode ser feita. No mais, não se esqueça de que as vantagens de usar dinheiro realmente podem te ajudar em várias tarefas do dia a dia. Experimente!

Então, gostou das dicas? Aproveite a vista e aprenda ainda mais com a gente: veja 8 bons motivos pra usar caixa eletrônico!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Boleto bancário: o que é, como funciona e por que foi criado?

O boleto bancário é uma ótima opção na hora de realizar compras, tanto no físico, quanto no digital. Conheça esse modelo de pagamento e suas vantagens.

Dicas de finanças do Banco24Horas para organizar suas contas em 2024

Confira as dicas de finanças preparadas pelo Banco24Horas para você sair do vermelho e deixar as contas em dia em 2024.

Como fazer um bom currículo? Conheça 5 dicas para construir o seu

Controle de gastos no verão: conheça os benefícios do pagamento à vista

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)