QR Code: o que você deve saber sobre o uso dessa tecnologia nos bancos
O sistema financeiro moderno é muito prático, sem dúvidas. Essa revolução mudou a forma como bancos e outras instituições financeiras se relacionam com os clientes.
Não é mais preciso ficar esperando atendimento em longas e demoradas filas, pois os caixas eletrônicos permitem várias operações, inclusive, sem a necessidade de cartão físico, com uso da biometria. Outro diferencial é o QR Code — ou código QR —, uma tecnologia que se populariza no mercado financeiro e sobre a qual vamos conversar aqui com você.
Quer saber como usar essa facilidade no seu dia a dia? Fique com a gente e descubra o que é QR Code e como ele impacta a sua vida financeira!
O que é QR Code?
O QR Code é um código de barras bidimensional. A sigla traz as iniciais de quick response (resposta rápida, na tradução). Portanto, o termo literalmente quer dizer “código de resposta rápida”.
Ele pode ser aplicado em diferentes operações: ações de marketing e comunicação, inventário de estoque, sistemas para o consumidor final (Shop & Go), entre outros. O código QR ainda pode ser usado em:
embalagens dos produtos, passando, por exemplo, informações nutricionais;
cartões de visita, com dados pessoais;
pontos turísticos, dando informações sobre os lugares;
vitrines das lojas, passando informações sobre os produtos e divulgando promoções;
pontos de ônibus, ajudando com informações sobre o itinerário e os horários;
contas digitais, tornando mais fácil o processo de transferência de dinheiro (por exemplo, o código comporta dados básicos, de modo que outra pessoa possa direcionar a câmera para o QR Code e saber o número de sua conta e seu CPF);
diferentes mídias (desde programação de TV até jogos).
Ele também transmite rapidamente informações entre dispositivos móveis: mensagens, dicas e qualquer outro conteúdo. O código QR pode ter um link, um texto, um e-mail, um contato, uma localização GPS, um SMS, um número de telefone. Enfim, é uma ferramenta multifuncional muito valiosa para o setor financeiro — e pra sua vida.
PIN e QR Code: como essas tecnologias estão movendo o mundo financeiro?
Usar o código QR em pagamentos é uma forma de otimizar as operações financeiras. Ele conseguem manter seu dinheiro em segurança, já que sua operação faz uso de criptografia. É possível utilizar o código de resposta rápida, sem a necessidade de senha, para:
realizar operações em caixas eletrônicos;
acessar a conta bancária;
fazer saques.
O QR Code também:
agiliza o processo de solicitação de empréstimo;
fornece extratos instantâneos da conta bancária;
facilita os pagamentos e as transações, em geral.
Outra ferramenta importante para o mercado financeiro é o PIN (Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal). Trata-se, também, de um código alfanumérico ou numérico composto por, pelo menos, quatro dígitos. Ele serve pra acessar com segurança algum sistema.
Os números de identificação pessoal servem pra validar o login do usuário, sendo necessários em diferentes situações, como:
processamento de pagamentos;
operações em bancos;
desbloqueio de smartphones;
ativação de chips de telefones móveis.
O PIN protege as transações bancárias. Em relação ao certificado digital, ele se relaciona ao token, que se apresenta de duas maneiras:
hardware criptográfico dedicado (aparenta ser um pendrive e tem um programa exclusivo pra armazenar a certificação digital);
cartão com chip.
Quais as vantagens do QR Code nas suas transações financeiras?
Já sabendo o que é código QR, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que essa ferramenta oferece.
Agilidade
No caixa de uma loja ou de um prestador de serviços, não é mais preciso contar as cédulas nem calcular o troco. Também não é necessário se preocupar com a instabilidade dos cartões de crédito.
Pagamentos a fornecedores e colaboradores acontecem com muito mais rapidez: basta apontar a câmera do celular para o código dos beneficiários pra efetivar as transações.
Praticidade
O código QR permite mais praticidade nos seus pagamentos e recebimentos. Tudo isso por causa da possibilidade de realizar negócios sem ter que digitar dados bancários.
Redução de gastos
Fazendo pagamentos com QR Code, seus gastos são reduzidos. Não é preciso mais pagar taxas elevadas referentes a transferências DOC ou TED. O Pix representa o uso mais comum do código QR. Isso assegura taxas a custos bem menores nas operações financeiras.
A agilidade dos processos também diminui gastos referentes aos recebimentos. Uma empresa que aceita pagamentos via QR Code tem filas menores, que contribuem até pra diminuir a quantidade de caixas em um estabelecimento.
Integração
A partir das carteiras digitais, a empresa pode organizar tudo em apenas uma plataforma, em que se efetuam recebimentos, pagamentos (inclusive de boletos), transferências, recargas de celular. Pra você, cliente, fica tudo mais prático e seguro.
O processo de pagamento com códigos QR é seguro?
A segurança é uma grande vantagem do QR Code. Esse método tende a garantir mais proteção que outras formas de pagamento. Ele dispõe de um sistema de criptografia que evita o roubos de dados.
Outra medida que garante a segurança nas transações é que os códigos passam por frequentes atualizações. Caso seu cartão seja roubado, por exemplo, um terceiro pode fazer compras com ele. Mas isso não é possível com o app de pagamento que faz uso do QR Code.
O pagamento pelo código QR pode ocorrer de duas formas:
no caixa, você emite um código na conta ou no sistema (é feita a leitura do código, o total da compra aparece na tela do aparelho e você confirma o pagamento);
pessoa pra pessoa (P2P), processo em que o próprio celular gera o código, a empresa faz a leitura e digita o total da venda. Então, você digita a senha e confirma a transação.
Agora, você já sabe o que é QR Code e entende que essa é uma tecnologia confiável, valiosa na efetivação de negócios, solicitações de empréstimos e acesso rápido a contas bancárias. É um grande aliado pra lojistas e clientes, como você.
O conteúdo foi bem útil, não é mesmo? Aproveite a vista e saiba ainda mais sobre a praticidade nas transações financeiras. Veja como funciona a solução Saque Digital do Banco24Horas!