Metaverso: o que esperar para o futuro?
Você já parou para pensar como ele será no futuro? Antes disso, você sabe o que o Metaverso e como funciona? Produzimos uma matéria para te responder essas perguntas. O metaverso que as grandes empresas e especialistas estão apostando, só será possível a partir da integração de diversas tecnologias disruptivas, muitas responsáveis pela melhora da infraestrutura e das condições para que esse "metaverso dos sonhos" possa vir a existir, como a tecnologia 5G e a internet das coisas e outras que serão grandes aliadas em sua execução, como obviamente a realidade virtual e a aumentada.
Para além disso, ele teria um potencial ilimitado, tal qual o do mundo real. Diferentemente de hoje, em que há vários "metaversos", porém, todos fechados em si mesmos, no metaverso do futuro, todos eles seriam interconectados, formando um único e enorme metaverso. Como dito, a pretensão desse novo sistema é o de levar a experiência dos usuários para níveis de imersão e interação nunca antes vistos. Mais do que navegar pela internet, seria possível vivenciá-la por dentro. As fronteiras entre o mundo físico e digital seriam mínimas, criando assim, uma realidade phygital única. Em teoria, seria possível viver tudo que se há para viver no mundo real dentro do metaverso. Trabalhar, sair com os amigos, construir uma casa, fazer compras, ir a eventos e até viajar, tudo de maneira virtual obviamente, mas com uma sensação de realidade tão intensa, que seria como se você estivesse realmente realizando de fato tais coisas. Você seria capaz de sentir o peso, a textura e até os cheiros e sabores de objetos virtuais.
Empresas e marcas que já estão no Metaverso
Além das já citadas Meta, Nike, Roblox e Fortnite, outras empresas famosas já estão investindo ou participando do metaverso, seja desenvolvendo novas tecnologias, se integrando mais a ele ou realizando ações pontuais. Alguns exemplos incluem:
Nvidia
A empresa lançou o Nvidia Omniverse, uma plataforma colaborativa de simulação lançada pela Nvidia. A proposta dela é que designers, artistas, programadores, entre outros profissionais, possam trabalhar em conjunto na construção de novos metaversos.
Microsoft
O Mesh é uma plataforma lançada no início de 2021 que permite a realização de reuniões com hologramas, além da possibilidade dos usuários usarem avatares 3D no Teams, sua ferramenta de comunicação muito utilizada em reuniões online.
Samsung
Em uma ação semelhante a da Nike, a Samsung abriu uma loja virtual dentro do Decentraland, um dos principais metaversos da atualidade. Nela, além de poder experimentar os produtos da companhia, os usuários podem criar jogos, completar missões e interagir com outros usuários.
E no Brasil?
Segundo levantamento da Kantar Ibope Media, cerca de 6% dos brasileiros já tiveram uma experiência em algum tipo de metaverso. Tendo isso em vista, diversas empresas nacionais já estão aderindo ao metaverso. Alguns exemplos que podem ser citados são:
Banco24Horas
O Banco24Horas chegou ao metaverso do GTA Roleplay(GTA RP) por meio do servidor MetaSoul. Com 74 caixas eletrônicos espalhadosem Espaços Banco24Horas e na cidade virtual,os gamers agora podem depositar ou sacar a moeda do jogo –as GTA$ – e usá-las na compra de skins, casas, carros, roupas, outros objetos, além de serviços. Ou seja, com as conquistas do avatar no metaverso, será possível sacar e comprar o que quiser dentro do GTA RP.
Banco do Brasil
A instituição financeira também entrou na brincadeira, no final do ano passado. O banco entrou no metaverso ao realizar uma experiência virtual no GTA roleplay, por meio do servidor Complexo. O jogador pode abrir uma conta bancária para seu personagem na agência virtual do banco, além de, se quiser, também poder trabalhar no local.
Natura
A gigante dos cosméticos promoveu, também dentro do GTA Roleplay, um festival com vários artistas. O evento em questão contou com diversas atividades, como maquiagem para os avatares, reuniões virtuais com os famosos e a possibilidade de realizar compras de cosméticos dentro do metaverso e recebê-los fisicamente em casa, tal qual uma compra feita em uma loja online.
Brahma
A Brahma também aproveitou o sucesso do GTA roleplay para realizar uma ação publicitária no jogo. A cervejaria montou seu próprio bar dentro do game, com direito a uma grande festa virtual. A iniciativa contou também com missões que deram cupons de desconto para serem utilizados no iFood e os jogadores puderam consumir as cervejas em casa.
Críticas, perigos e problemas
Claro que nem tudo é um mar de rosas. Assim, como a internet em geral, o metaverso também pode apresentar alguns pontos negativos. Dentre os principais, podem ser citados:
- Violação de privacidade: alguns metaversos exigem que o usuário utilize certos acessórios para que consigam acessá-los, como o Horizon Worlds da Meta, através do Oculus Quest. Tal como já acontece com nossos celulares e computadores, esses aparelhos podem ser usados para registrar os dados dos usuários e, mesmo com o consentimento por parte destes, podem ser utilizados de maneira indevida ou até vazados.
- Aumento da desinformação: Sendo o metaverso um novo universo de interação digital, as notícias falsas podem ser disseminadas com uma intensidade ainda maior, contribuindo para a desinformação da população.
- Golpes: por mais que grande parte dos metaversos funcionem sob sistemas descentralizados de blockchain, caso não sejam minimamente regulados, podem sofrer ataques de cibercriminosos, que utilizarão as brechas que encontrarem para roubar criptomoedas, dinheiro e dados pessoais dos usuários.
- Problemas psicológicos: diversos estudos apontam que passar muito tempo em videogames ou nas redes sociais pode contribuir para o surgimento de problemas psicológicos. Os metaversos prometem ser um ambiente em que as pessoas terão uma interação e imersão ainda maiores do que as que possuem hoje nas redes e videogames. Desse modo, se as pessoas não souberem controlar o tempo que passam dentro deles, ou se os metaversos em questão não estimularem políticas de uso saudável, isso poderá contribuir para o surgimento de problemas psicológicos nos usuários.
- Violência: infelizmente atos de violência virtual estão se tornando cada vez mais comuns na internet. Os agressores sentem-se protegidos pelo anonimato das redes, promovendo ataques pessoais, ameaças entre outros comportamentos agressivos para outros usuários. Infelizmente, como todo meio digital, o metaverso também está sujeito a isso, tanto é que já há alguns casos de agressão e até de assédio sexual dentro do metaverso.
Mesmo com os eventuais problemas que ele possa vir a apresentar é inegável que o metaverso representa um grande avanço na interação digital humana. Com tudo que foi escrito até aqui, se fosse pra resumir em uma palavra sobre o que o metaverso se trata, esta palavra seria sociabilidade. É por isso que os jogos e as redes sociais são os meios onde mais vemos iniciativas de metaverso ganharem força, pois são agentes que entretém seus usuários e permitem uma interação social dinâmica e extremamente conectada. Por isso, se quisermos entender quais rumos o metaverso irá tomar é de suma importância que acompanhemos a evolução dos mesmos. Só assim, poderemos traçar as melhores estratégias para criar um metaverso que seja acessível e que atenda as necessidades de todos.