Afinal, dinheiro transmite coronavírus? Quais cuidados tomar?
Você já teve essa curiosidade? Pra descobrir se dinheiro transmite coronavírus e cada detalhe sobre o tema, nada como uma fonte confiável. No caso do uso do dinheiro em espécie, não poderíamos deixar de trazer as informações pra você.
Continue a leitura e proteja-se!
Entenda a descoberta da ciência
Em março deste ano, logo no início da pandemia do novo coronavírus, a TecBan publicou um parecer técnico, assinado pela médica infectologia Gladys Villas Boas do Prado Melo. Já naquela época, a gente mostrou que o potencial de contaminação pelo dinheiro é baixo.
Agora, um recente estudo do Bank of England deu ainda mais base para essa informação. A pesquisa científica, que aborda detalhes das mudanças de hábito de uso do dinheiro, indica que as chances de transmissão do SARS-CoV-2 — o tipo específico de coronavírus causador da Covid-19 — pelas notas são baixas.
Pra uma contaminação acontecer assim, uma pessoa infectada precisaria exalar gotículas com o vírus na cédula e, em seguida, outra pessoa inalar essa mesma partícula — ou tocar no papel e levar a mão à boca, por exemplo.
Acontece que geralmente não deixamos o dinheiro exposto por muito tempo ao contato com partículas de outras pessoas. No estudo, pra colocar o teste à prova, os especialistas contaminaram algumas cédulas com uma quantidade alta do vírus.
O microorganismo permaneceu estável por cerca de 1 hora. Depois desse período, a quantidade de vírus diminuiu rapidamente. Em seis horas, caiu pra 5% do nível inicial. Ou seja, o SARS-CoV-2 não sobrevive em níveis elevados por muito tempo no papel-moeda.
O maior risco de contágio está no contato próximo e desprotegido, especialmente em ambientes fechados. O fato de uma pessoa contaminada passar uma quantia que tem guardada na carteira oferece menos risco de transmissão do que o causado pela exalação que essa mesma pessoa solta no ambiente.
Isso não justifica manipular as notas sem nenhum cuidado. E se você tomar as medidas de proteção, as chances de o dinheiro transmitir coronavírus ficam baixíssimas. É o que a gente quer, não é?
Pra te ajudar, relembramos as principais medidas de higiene no infográfico abaixo.
Compartilhe este post nas suas redes também. Tem muita gente precisando dessas informações!