Confira 8 dicas para aproveitar o melhor da Black Friday em 2022
Todo ano é a mesma coisa. Chega o mês de novembro e as marcas começam a fazer promoções atrás de promoções de seus produtos e serviços. Descontos de 50, 60, 70, 80 e até 90% inundam as redes sociais, sites e cartazes de inúmeras lojas. Os shoppings lotam, filas imensas são formadas e as pessoas se amontoam nos estabelecimentos tentando adquirir o produto que tanto desejam.
Se você já viu essa situação ou até a vivenciou, então sabe sobre o que estamos falando. A Black Friday se tornou um verdadeiro fenômeno desde que desembarcou aqui no Brasil há alguns anos. Muitas pessoas juntam dinheiro o ano todo aguardando ansiosamente por esse dia. Porém, como em outras datas comerciais, sempre há algumas coisas para se atentar e assim, evitar dores de cabeça. Por isso, separamos 5 dicas para que você possa curtir a Black Friday este ano do melhor jeito possível!
Organize-se
Fazer uma lista do que deseja, separar o dinheiro necessário e comprar apenas aquilo que irá usar são medidas essenciais para aproveitar o máximo da Black Friday. Não há nada pior que chegar no dia e comprar qualquer coisa que aparece em sua frente só porque “está barato”. As chances de se arrepender depois ao fazer isso são bem altas, afinal todos os anos várias pessoas compram diversos produtos como livros, filmes, roupas e nem sequer chegam a utilizá-los. Por isso, pare e pense um pouco no que você de fato irá usar, assim você controla as compras por impulso e evita dívidas desnecessárias.
Compare preços e produtos
Por mais óbvio que possa parecer, muitas pessoas acabam não se atentando a isso durante a Black Friday, seja porque viram um desconto tentador em um produto que desejam muito e querem aproveitar a oportunidade o mais rápido possível ou porque simplesmente não possuem tanta paciência de procurarem mais profundamente e acabam comprando a melhor oferta que aparecer depois de um tempo.
Nos dois casos, os consumidores pecam bastante, seja pela impaciência, seja pela impulsividade. Para evitar que essas situações ocorram durante a Black Friday, experimente utilizar sites e aplicativos de comparação de preços como Zoom, Buscapé, Cuponation, Proteste entre outros. Dessa forma, ao analisar o panorama geral dos preços de maneira mais rápida e assertiva, você tem mais certeza de que fez uma boa compra.
Outra dica importante é se atentar a especificação do produto que está comprando, pois muitas empresas colocam em promoção produtos que possuem configurações bem parecidas, como televisores, computadores e celulares. Desse modo, você pode acabar adquirindo um produto igual ou tão bom quanto ao que queria, porém por um preço mais baixo.
Fique atento ao “tudo pela metade do dobro”
Talvez essa seja a dica mais importante de todas dessa lista. Uma das coisas mais comuns de acontecerem durante a Black Friday é das lojas, semanas antes da data em questão, aumentarem os valores de seus produtos e quando chega perto da Black Friday, elas anunciam “descontos imperdíveis”. Essa prática ganhou até um nome aqui no Brasil, “Black Fraude” e apesar de ser considerada prática abusiva, recriminada pelo Código de Defesa do Consumidor, muitas empresas ainda continuam realizando tal atividade.
Graças a medidas como o selo “Black Friday Legal” que garante a credibilidade dos descontos de lojas virtuais participantes no período promocional, essas práticas diminuíram consideravelmente nos últimos anos. Contudo, ela ainda pode ser encontrada, especialmente nas lojas físicas, já que não há mecanismos para que isso seja impedido, como o do selo digital mencionado.
Por isso, a principal dica é pesquisar e registrar os preços dos produtos que deseja, anotando, tirando fotos ou o que seja, pelo menos um mês antes do período da Black Friday. Caso não tenha tempo para isso, você também pode comparar os preços das empresas participantes e não participantes. Assim, você descobre se os descontos são verdadeiros e evita cair em armadilhas.
Saiba economizar e aproveitar vantagens
Comprar é bom, mas comprar com inteligência é ainda melhor. Não é porque é Black Friday que você vai gastar sem pensar duas vezes. Tente estipular um teto de gastos, priorizando aquilo que mais fará diferença para você e claro, como nas dicas anteriores, compare preços com todos os meios que dispuser para isso. Procure ver também se, para além da promoção, a loja em que está comprando oferece outros benefícios, como cupons de desconto para serem utilizados em compras futuras, cashback, frete grátis ou programas de fidelidade.
Procure seus direitos
Apesar de ser uma época de alegria, a Black Friday também pode ser um período muito suscetível a frustrações, seja pelas práticas de má fé de algumas empresas ou pelos arrependimentos de compras mal planejadas. Dessa forma, vale sempre dar uma olhadinha no Código de Defesa do Consumidor para saber quais direitos você possui e evitar dores de cabeça na hora da compra. Para te dar uma ajudinha, separamos abaixo alguns dos direitos mais comuns que você possui e talvez não saiba:
Direito de arrependimento: qualquer produto pode ser devolvido em até 7 dias após a compra sem necessidade de nenhuma justificativa. Mesmo que a loja argumente que não trabalhe com política de trocas, o direito de arrependimento é garantido por lei e não se confunde com a troca de produtos.
Direito de troca de produto com defeito: se você constatar qualquer defeito de fabricação em seu produto, você possui até 30 dias para reclamar a troca para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis.
Direito de garantia de entrega: Se a empresa não entregar o produto no prazo determinado, você pode optar por três opções: solicitar o cumprimento forçado do pedido, desistir da compra e obter restituição integral do valor ou adquirir um produto similar. Para que você possa valer esse direito, lembre-se de ter algum comprovante da data de entrega prevista como um print da tela da compra ou uma nota fiscal com essa informação presente.
Mesmo assim, se de alguma forma você se sentir lesado diante de alguma situação, saiba sempre que pode sempre denunciar a empresa no Procon e, se for necessário, procurar as medidas legais cabíveis.
E aí? Curtiu nossas dicas para aproveitar a Black Friday da melhor maneira possível? Então, não deixe de conferir nosso artigo sobre como comprar um gift card no Banco24Horas e veja as vantagens que você pode ter não apenas em um dia, mas durante o ano inteiro.