Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada
É, a gente sabe: muitas incertezas apareceram com a chegada da pandemia de Covid-19. E se você trabalha com atendimento ao público, talvez teve que deixar a loja fechada em vários momentos.
A boa notícia é que tem saída pra continuar vendendo. Mesmo durante o distanciamento social, que é fundamental pra combater o vírus, dá pra pensar em estratégias que fortaleçam a economia do país.
Quer dicas pra superar este momento difícil? Nas próximas linhas, a gente te mostra 6 formas práticas pra manter seu comércio com saúde durante a pandemia!
1. Divulgar novidades pelo WhatsApp
Sabia que o aplicativo mais famoso de mensagens não serve só pra mandar áudio, texto e emojis para os amigos? Muitos profissionais já aproveitam a ferramenta pra enviar recados a clientes, fazer pesquisas de satisfação e até divulgar promoções de produtos ou serviços.
Se você ainda não usa o WhatsApp pra entrar em contato com o público, é a hora certa pra começar. Uma opção é orientar aos funcionários que estão trabalhando de casa pra que atuem como consultores da marca, trocando mensagens com os clientes por meio da conta da empresa.
O objetivo é entregar novidades e manter as pessoas sempre conectadas à sua loja, a qualquer tempo. Assim, as pessoas vão poder fazer encomendas e até reservar produtos pra retirar quando o funcionamento geral do comércio estiver regularizado.
2. Aproveitar o potencial das redes sociais
A importância do ambiente digital ficou bem clara durante a pandemia, né? Muitas atividades presenciais foram canceladas ou, então, adaptadas para o online. Quem teve a loja fechada, por exemplo, encontrou na internet o caminho pra não perder o contato com os consumidores.
Assim como no exemplo do WhatsApp, você pode manter perfis atualizados em diversas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. A ideia é transformar esses espaços em vitrines virtuais do seu negócio — divulgue o seu catálogo, conte os diferenciais da loja e talvez o mais importante pra fechar negócios: esclareça as dúvidas.
Estar presente nas mídias sociais é a chave do sucesso pra ganhar visibilidade e ampliar o alcance de público. Não deixe de alimentar seus perfis profissionais com conteúdos, anúncios e boas ofertas. Isso vai ajudar a impulsionar as vendas durante a crise.
3. Investir na abertura de um e-commerce
Era de se esperar que o comércio online aumentasse durante a pandemia. E essa opção de fazer a jornada de compra totalmente virtual ensinou pra muita gente um novo hábito de consumo. Inclusive, a tendência é que o comportamento se mantenha forte nos próximos anos.
Pensando nisso, a alternativa pra quem tem apenas ponto de venda físico é começar a preparar um e-commerce. Pra vender pela internet, você pode criar um site próprio ou participar de marketplaces, que são como shoppings virtuais. Seja qual for a modalidade escolhida, espaço é o que não falta pra fazer as vendas decolarem.
Tenha em mente que o comércio eletrônico traz boas vantagens: integração de canais, facilidade pra acompanhar métricas e maior alcance de público. São benefícios que você terá em mãos mesmo depois da pandemia. Portanto, vale a pena investir na ideia desde já.
4. Trabalhar com combos de produtos
Se as vendas caíram, que tal promover ações pra chamar a atenção dos clientes? Você pode montar combos completos de produtos parecidos ou, então, de categorias diferentes, mas que possam ser usados em conjunto. Essa proposta, inclusive, ajuda a despachar itens que estão com pouca saída na loja.
Quem trabalha com cosméticos, por exemplo, consegue montar kits e até cestas pra vender em datas comemorativas. Compensa caprichar na produção da embalagem pra deixar tudo atrativo na divulgação. Depois, é só publicar em forma de promoção nos canais online.
Também dá pra fazer parcerias com outros lojistas e lançar sorteios de diferentes produtos nas redes sociais. Além de chamar a atenção das pessoas com a variedade de itens, você consegue aumentar o engajamento nas páginas da internet. Isso ajuda a atrair mais público pra fidelizar novos contatos.
5. Oferecer cupons e vouchers
Já pensou em antecipar a venda de produtos ou serviços? É uma boa forma de fazer previsão de perdas e ganhos. Além disso, seus clientes terão tempo de sobra pra planejar as compras, o que de quebra pode estimular o consumo consciente.
A ideia entra em ação quando você oferece cupons ou vouchers associados a pacotes de serviços ou produtos específicos. São como cartões virtuais que os clientes compram e, mais pra frente, trocam pelo item escolhido. Ou seja, quem estiver com a loja fechada e usar essa estratégia não vai perder dinheiro.
Procure produzir seus cupons com um design bonito e que converse com a identidade visual da empresa. Depois, divulgue entre os seus contatos e aguarde as encomendas. No futuro, quando a situação já estiver melhor, as pessoas poderão desfrutar daquilo que compraram ou contrataram.
6. Invista nas vendas por entrega
O foco da maioria das pessoas está em preservar a saúde e enfrentar o cenário com tranquilidade. Mas é claro que tem bastante gente também com pressa pra aproveitar os benefícios daquilo que comprou. E o desejo tende a aumentar quando o item é destinado a um momento especial ou tem valor sentimental.
Nesses casos, a dica é pensar na possibilidade de fazer entregas. Esse serviço é bastante popular e existem muitos profissionais trabalhando pra garantir que os produtos cheguem até os clientes. Você pode contratar uma ou mais pessoas pra transportar as mercadorias do seu negócio em horários específicos da semana, por exemplo.
Essa alternativa garante bastante comodidade para o consumidor, que receberá suas coisas em casa e ficará mais seguro durante a pandemia. O benefício também vai para os funcionários que farão a entrega, na forma de geração de emprego em um momento difícil.
Veja que muitas dessas sugestões podem ser aplicadas ao mesmo tempo, já que se complementam e tornam a rotina dos vendedores mais tranquila. A ideia é pensar formas de driblar os problemas e aproveitar pra fazer mudanças positivas. Com o tempo, deixar a loja fechada não será um obstáculo para a manutenção das suas vendas.
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