Bancarização: saiba o que é e por que é importante
Já notou como as inovações melhoram a vida das pessoas? Os caixas eletrônicos são bons exemplos disso, porque integram diversas instituições financeiras e permitem a realização de inúmeras operações bancárias em um só lugar.
Esse tipo de ferramenta amplia o acesso a serviços de diferentes empresas, além de colaborar com o sucesso da bancarização. Você sabe do que se trata? A ideia é garantir que o máximo de pessoas tenha uma conta em banco e possa aproveitar todos os benefícios relacionados.
Neste post, a gente vai falar mais sobre o assunto, pra que você compreenda a importância e o potencial dessa inclusão financeira. Vamos começar?
A situação atual da bancarização no Brasil
O Brasil tem grandes bancos, públicos e privados. E também existe por aqui um movimento de bancos digitais e fintechs. Isso quer dizer que podemos escolher a instituição financeira que mais combina com a gente quando buscamos serviços bancários.
Mas sabia que uma parcela grande da população não tem conta em banco no Brasil? Essa é a realidade de um a cada três brasileiros — o que totaliza 45 milhões de desbancarizados. São pessoas que têm forte participação na economia, movimentando mais de R$800 bilhões por ano.
Acontece que o acesso a serviços bancários, até os mais simples, é difícil pra muitos. O afastamento das cidades e a desigualdade social são alguns dos fatores principais. Afinal, o Brasil é um país enorme, com diferentes realidades de norte a sul.
Assim, mesmo com os desbancarizados tendo grande importância para a economia brasileira, eles podem perder acesso a algumas oportunidades. Por isso, quando pensamos em inclusão financeira, dá pra dizer que o acesso ao banco faz uma boa diferença na qualidade de vida. E é justamente sobre isso que vamos falar com você agora.
A importância da bancarização no país
Esse processo é fundamental pra que cada vez mais pessoas tenham condições de contratar serviços prestados por bancos, empresas de pagamento, seguradoras, corretoras e demais instituições. Ou seja, é o caminho mais rápido de garantir o recebimento de recursos necessários pra trabalhar, conquistar sonhos, planejar o futuro e até fazer investimentos.
Por conta de iniciativas pensadas pra melhorar o acesso a serviços bancários, muitos brasileiros já podem tirar proveito da chamada multibancarização. Isso quer dizer o uso de algum serviço em mais de uma instituição financeira. Essa já é a realidade para seis a cada dez brasileiros bancarizados e com acesso à internet. O desafio é levar essas oportunidades para mais pessoas.
O avanço da bancarização pode, inclusive, empoderar pessoas por meio da educação financeira. Essa iniciativa ainda favorece o acesso a benefícios à população como um todo.
Entre as vantagens do processo, podemos destacar a diminuição da desigualdade social, o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento acelerado de diversas regiões, independentemente da localização ou do perfil dos habitantes. Muito bom, não é mesmo?
As contribuições do caixa eletrônico para a bancarização
Os caixas eletrônicos favorecem — e muito — o acesso aos diversos serviços buscados pelas pessoas. O Banco24Horas, por exemplo, é um ótimo aliado, pois possibilita, por meio de seus caixas, fazer saques, verificar o saldo, consultar extratos, realizar transferências e executar pagamentos, entre outros.
Soluções de caixa eletrônico compartilhado, como o do Banco24Horas, aumentam ainda mais a conveniência, já que integram várias instituições bancárias. É um jeito simples e econômico de levar os diferenciais dos bancos a diversos lugares, ampliando o alcance de usuários e a satisfação com os serviços.
Gostou de aprender mais sobre o conceito de bancarização e seus impactos na vida das pessoas e no mercado? Esperamos que você já faça parte desse grupo que se beneficia da inclusão financeira e dos serviços que envolvem esse universo!
Se achou este assunto interessante e quer aprender a lidar melhor com as finanças, assine nossa newsletter. Assim, nossos conteúdos atualizados vão chegar direto ao seu e-mail, combinado?