Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Compreenda os detalhes que envolvem a emissão e distribuição da moeda nacional
Por Banco24Horas
13/12/2023
format_align_left 6 minutos de leitura

O papel moeda é uma forma de pagamento amplamente utilizada em todo o mundo. Mas você já parou para pensar como o dinheiro em espécie chega até as suas mãos?

Neste artigo da série “Dinheiro em espécie” contaremos sobre como funciona a emissão e distribuição do dinheiro físico. Trataremos, ainda, a respeito do papel do Banco Central do Brasil (BACEN) nesses processos. Ou seja, vamos te ajudar a entender o caminho que o dinheiro físico percorre até o seu bolso!

O papel do Banco Central e da Casa da Moeda

A emissão do papel moeda é de responsabilidade exclusiva do Banco Central de cada país. Essa instituição é responsável por estabelecer a quantidade de dinheiro que será impressa e colocada à disposição da sociedade. Para isso, leva-se em conta aspectos como a demanda por dinheiro em circulação na economia, o nível de inflação e a previsão de crescimento econômico do país. 

Além disso, o Banco Central também considera a qualidade das cédulas e moedas em circulação, buscando garantir a segurança e a eficiência do meio de pagamento. Ele trabalha de forma estratégica para manter esses fatores em equilíbrio, proporcionando um sistema monetário estável e confiável para a população.

A Casa da Moeda do Brasil é a instituição estatal responsável pela produção e impressão do dinheiro em circulação no país. Ela atende a demanda do BACEN para produção e reposição das cédulas e moedas. No processo de emissão do dinheiro em espécie, o Banco Central é quem estabelece os requisitos técnicos e de segurança que devem ser acolhidos para a elaboração de novas notas e moedas. 

Fundada em 1694, sob o nome de Real Oficina, a Casa da Moeda presta outros serviços ao governo brasileiro. No início da sua atuação, ela teve como objetivo a cunhagem de moedas para o reino português. Ao longo dos anos, ela evoluiu e se modernizou, incorporando tecnologias e ampliando seu trabalho para se adaptar às demandas da economia e do mercado. Atualmente, a Casa da Moeda do Brasil também produz selos postais, fiscais e documentos de segurança, como passaportes.

Uma vez que o dinheiro é impresso pela Casa da Moeda, ele segue para o Banco Central. De lá, os valores são encaminhados ao Banco do Brasil, que é contratado para distribuir a moeda entre os demais bancos. Essas instituições financeiras atuam como intermediárias no processo de repartição do dinheiro físico. Os bancos comerciais solicitam a quantia necessária ao Banco Central e, em seguida, se encarregam de distribuir o dinheiro para seus clientes.

Chegada aos consumidores

Existem diferentes formas pelas quais o dinheiro físico chega até os consumidores. A primeira delas é através dos caixas eletrônicos. Ao realizar um saque no caixa eletrônico, o consumidor tem acesso ao dinheiro em espécie que está armazenado neste dispositivo. As transportadoras de valores são responsáveis por abastecer regularmente os caixas eletrônicos com notas de diferentes valores, garantindo que haja disponibilidade de dinheiro em espécie para os clientes.

Além dos caixas eletrônicos, os consumidores também podem obter dinheiro em espécie por meio dos guichês de atendimento dos bancos. Nesse caso, o cliente realiza um saque diretamente com um atendente do banco, que tem acesso ao estoque de dinheiro físico.

Outra forma de obtenção de dinheiro em espécie é através do comércio. Ao realizar uma compra em estabelecimentos que aceitam pagamentos em dinheiro, o consumidor pode receber troco em notas e moedas. É responsabilidade do comércio manter um estoque de dinheiro em espécie suficiente para realizar o troco. Também há um grande número de empresas e empregadores que remuneram seus funcionários com dinheiro em espécie.

Cuidado financeiro

É fundamental ressaltarmos a importância da educação financeira quando falamos de dinheiro em mãos. Muitas vezes, a moeda física pode passar despercebida como uma forma de pagamento e até mesmo como um recurso financeiro a ser gerenciado. Uma boa educação financeira permite que as pessoas compreendam melhor o papel do dinheiro em suas vidas, auxiliando na tomada de decisões conscientes e responsáveis. 

E esse será justamente o tema do nosso próximo artigo, o último da série. Nele, você vai poder conferir dicas para lidar com o dinheiro físico e manter a sua saúde financeira!

Conheça as publicações anteriores:

EP 1: Dinheiro em espécie: vamos conhecê-lo melhor?

EP 2: Dinheiro em espécie: como surgiu o papel-moeda?

EP 3: Dinheiro em espécie: como o papel-moeda chegou ao Brasil?

EP 4: Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

EP 5: Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

EP 6: Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)